quinta-feira, 3 de março de 2016

Você conhece a Região do Alto Tietê?


A Região do Alto Tietê está localizada no estado de São Paulo, sendo formada por 11 municípios, a saber: Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Recebe esse nome por conta da localização geográfica dos municípios, os quais são, em boa parte, percorridos pelo Rio Tietê ,- cuja nascente está na cidade de Salesópolis -, antes de chegar à capital, São Paulo.

Sistema Alto Tietê
Com uma área de 2.869,63 km², tem-se 58,2% como Área de Proteção de Manancial (APM), já que a região abriga o Sistema Alto Tietê, o qual é responsável pela captação, armazenamento, tratamento e abastecimento de água para a Grande São Paulo e Zona Leste Paulista.

De acordo com última estimativa do IBGE, o Alto Tietê possui uma população em torno de 3 milhões de habitantes (aproximadamente 15% da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP).

Como Player Regional, é conhecido por seu Cinturão Verde, com mais 1.300 toneladas de produção diária de hortigranjeiros e flores, abastecendo 35% da RMSP (55% do volume destes produtos no CEAGESP) e 5% do Rio de Janeiro. Além disto, é o maior produto estadual de Repolho, Alface, Pimentão, Quiabo, Cebolinha, Abóbora, Cogumelo, Ameixa, Pepino, Aspargo. Outrossim, é responsável por 80% da produção de Caqui no Brasil.

Destaca-se também seus Polos Industriais compostos por grandes empresas nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas de Metalurgia, Química, Produtos Farmacêuticos, Mecânicas, Produtos Alimentícios, Papel e Celulose, etc.
Possui um PIB da ordem de R$ 73,15 bilhões (IBGE, 2012), formado por Serviços, com 71%; Indústrias, 28,5%; e Agropecuária, 0,5%.
Mesquita- Mogi das Cruzes
Igreja Nossa Senhora da Escada - Guararema

No que tange à logística, a Região do Alto Tietê detém uma localização estratégica e privilegiada, tanto para escoamento de produtos quanto a prestação de serviços, próxima aos Portos de Santos e São Sebastião,  São Paulo (capital), Vale do Paraíba, Região do ABC, Litoral Paulista e Rio de Janeiro, contando com uma malha rodoviária, ferroviária e aeroportuária de ponta (Rodoanel - trechos Leste e Norte- Rodovias Dutra, Ayrton Senna, Mogi-Dutra e D. Pedro II, Aeroporto Internacional de Guarulhos - o maior da América Latina, além de heliportos).

Por fim, cabe destacar seu enorme potencial agroecoturístico, (dada sua rica área de preservação ambiental, Estâncias Turísticas, Patrimônios Históricos, Cachoeiras e Parques), além do Turismo Religioso e de Aventura.


Aeroporto de Guarulhos
Aeroporto Internacional de Guarulhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consultoria Empresarial